Discolivros

Notícias, recomendações e curiosidades sobre o mundo dos livros

Quais são os melhores benefícios da leitura?

Quais são os melhores benefícios da leitura?
Autor: Nicollas Dantas Valcanaia
Data da publicação: 31 de março de 2021
 

Você sabia que a leitura pode além de aumentar a sua esperança de vida, te fazer mais inteligente? Para muitas pessoas, não existe nada melhor do que se perder em um bom livro e deixar a sua imaginação perambular por zonas da sua mente antes inexploradas.

De fato, a leitura nos permite escapar das tensões cotidianas, já que podemos nos transportar para um outro mundo logo depois do terceiro parágrafo. Por isso, cada vez mais pesquisadores estão descobrindo alguns benefícios reais para a saúde e o bem-estar, relacionados a leitura. Nesse sentido, um estudo da Universidade de Yale, publicado na revista Science & Medicine, concluiu que ler livros pode aumentar a nossa expectativa de vida.

A leitura diária reduz o estresse

De acordo com dados recentes o estresse e a ansiedade configuram um dos maiores desafios da medicina e do estilo de vida modernos. Isto é, o estresse contribui aproximadamente 60% no desenvolvimento de diversas doenças. Desse modo pode aumentar o risco de acidente cerebrovascular e doenças do coração.

Porém, podemos remediar os efeitos colaterais das demandas da vida moderna com uma boa leitura. Segundo um estudo de 2009 realizado pela Universidade de Sussex, a leitura pode reduzir os níveis de estresse em 68%, inclusive muito mais do que escutar música ou sair para passear.

Fortalece as funções cognitivas com a leitura

A medida que envelhecemos, nosso cérebro começa a diminuir algumas capacidades e algumas tarefas começam a demandar uma maior energia. Dessa forma, lembrar do nome de um conhecido ou o número do apartamento de um novo amigo poderão chegar a ser um desafio. Por essa razão, estimular o cérebro consiste na melhor maneira de mantê-lo ativo.

Assim sendo, a leitura outra vez serás considerada como uma das melhores ferramentas para estimular as nossas funções cognitivas. Conforme um estudo realizado pelos investigadores da Universidade de Chicago, publicado na revista “Neurology” concluiu que a leitura tem efeitos positivos nas funções cognitivas. Logo, ela em conjunto com outras atividades reduzem e retrasam os sintomas da demência.

Leitura e o sono

Outro excelente benefício da prática da leitura está relacionada com uma melhor qualidade do sono. Isto é, smartfones se converteram nos nossos companheiros de cama habituais. Mas você sabia que esses dispositivos podem influenciar negativamente na qualidade do seu descanso? Por isso, um estudo publicado na revista Social Science assegurou que usar o celular antes de dormir está diretamente relacionado com um má qualidade do sono.

Contudo, ler antes de dormir pode ter um efeito oposto pelo produzido pelos celulares. Ou seja, a atividade monótona da leitura antes de dormir pode servir como uma verdadeira canção de ninar. Nesse sentido, além de não emitir a famosa luz azul que nos mantêm despertos, a leitura de um bom livro será sempre uma melhor opção. Entretanto, deixe para ler aquele capítulo eletrizante ou aquela saga que você tanto adora em outro momento, porque se você for um leitor habitual um livro pode te deixar acordado a noite inteira.

Ler nos faz mais inteligentes

Além de m estimular a nossa memória, concentração e imaginação, a leitura também nos fará mais inteligentes. Em outras palavras, muitas investigações demonstraram que ela pode aumentar o vocabulário de um indivíduo. Ou seja, quanto mais forte são as habilidades iniciais de leitura de uma pessoa, mais inteligente ela é.

Por essa razão, em uma pesquisa publicada na revista Child Development determinou que as crianças com melhores habilidades de leitura, obtiveram classificações mais altas. Portanto, ela influenciou e influência diretamente na inteligência do indivíduo.